top of page

SOBRE

 

A PEQUENAS IRMÃS DA DIVINA PROVIDÊNCIA - PIDP

 

Somos as religiosas da Congregação das Pequenas Irmãs da Divina Providência, comprometidas em viver o Carisma de "abandono à Divina Providência, no serviço aos mais necessitados, através da nossa presença nas obras de misericórdia que o Senhor nos vai mostrando ao longo da história. Trabalhamos e vivemos em comunidade nos campos da educação, da promoção social, da pastoral paroquial e da assistência em hospitais, creches, asilos e obras para portadores de necessidades físicas e mentais. Nossa missão é difundir a fé, a esperança e a caridade entre os pequenos e os pobres. Seguimos o ideal da Beata Teresa Michel e fazemos parte da Provincia do Sagrado Coração de Jesus, com sua sede no Rio de Janeiro.



Divina

BEATA TERESA GRILLO MICHEL

Fundadora das Pequenas

Irmãs da Divina Providência

FUNDADORA BEATA TERESA MICHEL

Nasceu em Alessandria, em 25 de setembro de 1855. Casou-se em 02 de agosto de 1877 vivendo dias felizes, embora não tenha tido filhos. Ficando viúva, rica e sem filhos sentiu-se só e envolta em muito sofrimento. Buscando a superação entrega-se a oração. A apaixonante preocupação social e sua fadiga para aliviar os sofrimentos dos mais fracos e abandonados era a indubitável prova de uma vida profundamente rica e de uma vontade firme, intensa de amor ao próximo, não com as palavras, mas com os atos. (cf. | Jo. 3,18). A partir, de, então, reinicia sua vida com um novo programa: "Eucaristia e Pobres e, se dedica inteiramente aos pobres e necessitados. Posteriormente, atendendo ao apelo da Igreja, funda em 08 de janeiro de 1899 a "Congregação das Pequenas Irmãs da Divina Providencia". No momento em que se decidiu a deixar o mundo para seguir o Cristo, a passos rápidos e alegre coragem, enveredou-se pela estrada da perfeição e atingiu o cume.
Caminhando em tal estrada, tem sempre acesa a chama da fé, da esperança e da caridade. que ela alimentava, continuamente, com o óleo da meditação da divina Palavra, com a prece assídua, com ardente devoção à Eucaristia, à Paixão de Jesus, ao Sagrado Coração e à Virgem Imaculada e Senhora das Dores, com o desapego de si e de todos os bens terrenos, com a vivência alegre e entusiasta dos votos religiosos, com a união fecunda e docilidade à Igreja e a seus Pastores. Confortada com o progresso da obra e de sua aprovação apostólica, Madre Teresa Michel falece em conceito de santidade a 25 de janeiro de 1944. Foi beatificada em Turim - Itália no dia 24 de maio de 1998. Sua Festa litúrgica comemora-se todo dia 23 de janeiro. A Congregação fundada por ela cresce e se expande por diversos países: Itália, Brasil, Argentina, Índia, Polônia e Angola.

CARISMA E ESPIRITUALIDADE

 

A Congregação das Pequenas Irmãs da Divina Providência possui uma autêntica espiritualidade. A identidade espiritual da Congregação teve seu fundamento na pessoa de Madre Michel, de quem recebeu o ideal da busca da vontade de Deus em todos os acontecimentos, na vida comum e na disponibilidade em servir e doar-se totalmente aos irmãos. "Em verdade vos digo: cada vez que o fizestes a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes" (Mt 25,40). A oração, baseada na escuta da Palavra de Deus e na Eucaristia, a vivência do abandono nas mãos do Pai Providente e a busca de uma vida pautada nos valores do Evangelho, foram os marcos de sua espiritualidade que solidificaram seu Carisma dentro da Igreja. A espiritualidade da congregação tem seu fundamento no abandono à Divina Providência e no serviço ao irmão. Nutre-se na Palavra de Deus, no mistério eucarístico e na devoção a Nossa Senhora da Divina Providência. O Senhor concedeu a Madre Michel, nossa Fundadora, um profundo conhecimento de Si que a encantou, tornando-se a fonte secreta de todas as suas opções. Sua existência foi tão profundamente marcada pela experiência do amor de Cristo, adorado na Eucaristia e servido na pessoa do irmão, que ela se ofereceu totalmente a Ele. Madre Michel descobre que cada um de nós deve participar da solicitude de Deus para com seus irmãos, tornando-se colaboradores de Deus. "Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, com toda a tua força e de todo o teu entendimento; e a teu próximo como a ti mesmo" (Lc 10,27). É preciso expandir o Reino de Deus nos corações dos homens: Cristo deve tornar-se conhecido e amado por todas as criaturas. "Para sermos Pequenas Irmãs desta Providência, não basta, minhas filhas, trazer-lhe o nome. É necessário ser Pequena diante de Deus, reconhecendo a nossa incapacidade para fazer qualquer bem, sem o seu auxílio celeste. É preciso saber considerar, uma alegria a vida oculta; uma honra, o sacrifício, um ideal de vida, a caridade.



Mensagem

"Que cada uma das filhas da Divina Providência se glorie de ser uma fonte de água em meio do caminho, onde todos possam alcançar socorro a toda hora".

Madre Teresa Grillo Michel

"A partilha era uma característica abrangente na sua vida.

bottom of page